10.12.06

Localização


Onde e como é que são os terrenos da plantação?

O Vale do Varosa é uma terra mágica no leito do ria Varosa. Terra muita rica em elementos essenciais a uma boa agricultura, é na sua generalidade um solo franco, resultante da degradação secular das serras envolventes de onde se destaca a de Santa Helena. Ainda hoje neste vale e protegida pela serra de Santa Helena encontra-se a vila de Tarouca. Outrora conhecida por reis e monges como Castro Rei, pertenceu aos domínios do Infante D. Henrique e mereceu dois forais nos séculos XIII e XVI. Lugar de culto e meditação ao longo dos séculos, recebeu dos monges de Cister a sua maior herança patrimonial.

Por estas terras extensas e fecundas prosperaram Mosteiros, Conventos e Abadias Cistercienses. Desde o alto do monte de Santa Helena, um dos mais soberbos miradouros sobre o Vale do Varosa, até onde a vista alcança casario, culturas e pastagens, o horizonte mostra-se pontilhado por belos exemplares de arquitectura medieval como o Mosteiro de Salzedas, a Igreja do Mosteiro de S. João de Tarouca, a Torre da Ucanha, exemplar único na Península Ibérica de ponte fortificada.A sabedoria e o espírito dinâmico dos monges que ali fundaram o primeiro Mosteiro de Cister em Portugal, perpetuou-se no génio das suas gentes.

Nas feiras e mercados e em dias de festas aos santos padroeiros encontra-se todo o tipo de artesanato típico e à mesa não faltam os sabores da rica gastronomia.Em perfeita harmonia com os solos produtivos da região encontra-se e a produção de baga do Sabugeurio que contribui significativamente para a economia local, mas sobretudo apresenta características capazes de revolucionar a Medicina, a culinária, a indústria farmacêutica, a industria química etc.

Free Site Counters
Free Site Counters