23.9.06

O cultivo da Baga do Sabugueiro por quem a produz


Como é que se cuida este tipo de plantação?

A preocupação do Agricultor que produz baga do Sabugueiro começa logo após a sua colheita. Quando começa o Inverno, começa-se por “limpar” ou podar ao Sabugueiros. É importante cortar todos os ramos velhos que já deram baga no ano anterior. A poda desta árvore é das mais simples do mundo rural, contudo nem toda a gente tem jeito para esta educação arbórea. É muito importante não deixar ramos cruzados no interior da árvore, nem deixa-la “subir muito”. O produto final resultante desta poda será de melhor qualidade e de maior peso (que isto também interessa ao Agricultor).

Uma boa poda pode representar em condições normais uma boa colheita, reduzindo os custos de mão-de-obra com a “apanha” e com a poda do ano seguinte. No Inverno não vemos no Sabugueiro uma única folha. Apenas se trata do solo. Tendencialmente ganha muita erva no Inverno que têm que ser combatida. Na Primavera começam a rebentar as primeiras folhas e no fim da Primavera começa-se a ver as primeiras bagas floridas. É nesta fase que alguns produtores colhem a baga em flor para uso doméstico (chás, etc.) Mas o auge do sabugueiro acontece no mês de Agosto.

Qualquer produtor esquece, nesta época, ausentar-se da propriedade para onde quer que seja. A Baga está nos sabugueiros, pronta a apanhar. É preciso organizar funcionários para a “apanha da baga”. É importante que os trabalhadores estejam de pé bem cedo para que proceda a apanha, entre as 5 e 30 e 6 horas são horas de começar a trabalhar.

Apanhar a Baga bem cedo é um truque usado pelos mais antigos e que produz efeitos práticos: um trabalhador de manhã consegue apanhar dois Cachos, enquanto o mesmo a tarde com o mesmo tempo apanha só um. E porquê? De manhã o pedúnculo do Cacho de Baga parte muito melhor. Dias a fio de manhãs de “apanha” traduzem-se em tardes de “fazer a baga”. Fazer a baga é a expressão usada para traduzir o gesto de desfazer o cacho de baga numa criva, que vai separar o cacho dos grãos de baga. Por hábito esta operação decorre na Eira ou no terraço onde é seca a baga.

Dois/três dias após a colocação ao sol, a baga está pronta para ser arrecada em armazéns secos, frescos e sem exposição solar. Contudo durante o período de secagem se ocorre mau tempo (chuvas), o caso muda de figura. É possível que a colheita se tenha perdido. Após o armazenamento procura-se fazer contactos no sentido de promover a venda da baga do sabugueiro.

Apesar desta breve descrição simplista e pouco esmiuçada, este é um produto que requer muito trabalho, alguma despesa na sua produção, mas sobretudo um grande amor à cultura e a terra, que faz com que tudo isto funcione.

Free Site Counters
Free Site Counters