23.9.06

Curiosidades

Sabia que:


  • Sabugueiro é a aldeia mais alta de Portugal, a 1.150m de altitude. O rio Alva banha a povoação indo precipitar-se no vale da Senhora do Desterro. A sua vegetação é rasteira e aparecem espécies únicas e raras que só crescem nas montanhas íngremes da Ibéria encontramos também Pinheiros Bravos. Esta aldeia era habitada por pastores transumantes e camponeses que, em duas ou três semanas semeavam, lavravam, ceifavam e malhavam o grão, entregando-se depois aos rebanhos. Com as limitações do clima, juntamente com a disposição do relevo, os pastores sempre praticaram a transumância de Inverno para o Douro e a de verão para os altos da serra. Esta prática, que já vem dos tempos da pré-história ainda é utilizada na aldeia. Sabugueiro em 1757 já era uma freguesia independente. Em 1936 foi anexada a Seia, mas os seus habitantes não se conformaram e realizaram todos os esforços possíveis para obterem autonomia que foi conseguida em 1941. Hoje o Sabugueiro é uma aldeia modernizada, grande centro turístico onde todos os dias se vêem passar imensos carros.

  • As bagas não devem ser comidas cruas, uma vez que podem causar náuseas e vómitos.
  • As mulheres grávidas ou a amamentar não devem usar o sabugueiro.
  • Cozinhar folhas, raízes e cascas frescas e verdes que se encontram debaixo da casca exterior, actua energicamente na expulsão de água e melhorar extraordinariamente a secreção de sucos gástricos. Devido a sua característica depurativa do sangue, hematopoética, diurética e sudorífera, usa-se as bagas tomando xarope para uma cura de limpeza do sangue, o que também limpará todos os restantes órgãos.
  • Uma xícara (com uma colher de sopa cheia de infusão) diariamente previne catarro gástrico crónico, doenças de urina e hidropsia.
  • Os jardineiros, muitas vezes, utilizam a cozedura das folhas do sabugueiro, para proteger as plantas mais susceptíveis ao ataque dos pulgões e das lagartas.

Free Site Counters
Free Site Counters